04 maio 2014

Penélope é conhecida, provavelmente, mais por sua lealdade. Ela era filha de Icário. De acordo com a mitologia, Icário, um príncipe espartano, prometeu a sua linda filha ao homem que pudesse vencê-lo em uma corrida. Ulisses derrotou Icário e levou Penélope como sua noiva .Icário queria que o jovem casal ficasse com ele, mas Ulisses insistiu em ir embora. Icário perguntou pra filha o que ela queria e ela não respondeu. Simplesmente deixou cair o véu sobre o rosto, o que significava que ela iria seguir seu futuro marido. Icário mandou construir uma estátua que representasse a modéstia da filha.
Penélope e Ulisses viajaram para Ítaca e Penélope deu à luz ao filho de Ulisses, Telêmaco. Um dia, os gregos vieram pedir a ajuda de Ulisses na Guerra de Troia. Quando a guerra acabou, não havia nenhum sinal de Ulisses. Talvez ele estivesse morto. Penélope passou a ser assediada. Muitos pretendentes foram pedir a mão de Penélope em novo casamento.
O tempo passava e as chances de que Ulisses voltasse tornavam-se menores, mas Penélope mantinha sua lealdade ao marido.
Para evitar a escolha de um pretendente, Penélope bolou um plano. Ela anunciou que estava tecendo uma tela para Laertes, pai de seu Ulisses. Ela faria a escolha de um pretendente, quando terminasse de tecer. Penélope tecia durante o dia, mas desfazia o seu trabalho durante a noite. Fazia isso para ganhar tempo. Ela tinha esperança de ter Ulisses de volta. Ulisses não havia morrido em combate e voltou depois de um longo período. E eles viveram felizes até a morte de Ulisses.
A lealdade de Penélope abriu caminho para muitos poemas, prosas e pinturas.

***

A mudança é interior. É importante termos cuidado com "soluções" que vão boicotar a nossa felicidade.
Estamos constantemente criando a nós mesmos. Decidindo a todo momento quem ou o que nós somos. Decidimos isso de acordo com as escolhas que fazemos.

***

"E se eu te disser que eu quero aprender a me amar e te amar também ao mesmo tempo..."





Nenhum comentário:

Postar um comentário