23 junho 2005

pirueta petulante de pensamento

Se tivéssemos informação suficiente para prever as conseqüências de nossas ações... Gostaríamos de ter essa informação? Se você beijar aquela pessoa, se falar com aquela outra, se aceitar aquele emprego, se você se casar com essa pessoa, se fizer aquela viagem ou se aceitar aquele convite. Se puder saber o que vai acontecer no final, seria capaz de dar o primeiro passo, de fazer o primeiro movimento? Teria coragem para o amor? A maioria, no fundo, quer amar o que amaria – e não o que é. Porque a maioria ainda não é ela mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele.

Eu não iria querer ter essa informação. Se eu soubesse que as coisas aconteceriam de um jeito diferente do meu desejo, não daria o primeiro passo, daria? Sim. Mas se algo nos assusta, fugimos. É instintivo. Somos gente! Dura tarefa! Mas eu continuaria com qualquer coisa bela em minha vida. Não sou da tribo que faz do viver pura aceitação, inclusive a aceitação de não aceitar nada, de sair quase antes de chegar, de matar tudo o que ainda não é capaz de matá-la. Coragem é um hábito! É preciso praticar.

Não, eu prefiro não saber. Não teria graça. Eu prefiro saltar a bordo como se fosse a primeira viagem. Viver é como amar, um salto sem rede. E só assim vale a pena. Escolho o imprevisto. Dorme, amor, nos meus braços. Como se eu fosse a primeira.

De qualquer maneira, sabemos o que desejamos que aconteça.

Desejo que uma noite dessas seja quebrada por um instante à passagem de uma estrela cadente.

Tudo é possível, não há nada que se possa deter. O que era impossível acaba de acontecer.

4 comentários:

  1. Partilho a tua opinião.. pois tb acho k se soubesse-mos de ante mão o k vai suceder.. perderiamos sentimentos como a ansiedade, a surpresa, a expectativa entre mts outros.. e isso era practicamente tirar o gozo k esta vida tem, n era?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Tiago (ESQEEZY), que gozo teria a vida?
    Ainda que a liberdade de nosso arbítrio seja ilusória. Não, melhor seria não ter a informação.

    ResponderExcluir
  3. É, Simone, saber de antemão significa que não temos vida, pois tudo já estaria previsto e acontecido. É o livre arbítrio que nós constrói a cada momento, por isso é impossível saber no que vai dar cada ação nossa. bjs e estou de volta, rsrs

    ResponderExcluir
  4. adorei a última frase! é bem um pouco disso e um tanto daquilo...
    continue escrevendo! beijos

    ResponderExcluir