15 maio 2008

amor atravessando seu próprio impulso

É sempre por meio do amor que encontro meu lugar no mundo. No ato de amar, na conversa, no toque. Intimidade, sexo, privacidade são essenciais no amor, em parte porque é quando estamos nuas e juntas, sem mais ninguém por perto que o nosso "eu" vem apreciar nossa imperfeição e a importância dessa identidade compartilhada com a pessoa amada. Amar sensualmente não é só excitação e desejo, mas expressão de ternura, admiração, respeito, timidez, confiança. Confiança mesmo. Demonstração de amor. O desejo de abraçar, acariciar, de ser íntima... Vontade de sermos vulneráveis, apesar de alguns medos. A fala amorosa. A timidez da expressão inarticulada e sem vergonha alguma.

Eu não gosto muito de acreditar em tudo o que se teoriza sobre o amor. Não curto livros nem fala de pessoas que tratam o amor como assunto. Guias, mapas. Gosto de poesia, poema, letra de música, crônicas, contos, flores. Gosto de fazer amor. Gosto com um gosto gostoso. Gostar gostoso. Amor gostoso.

Com meus dedos na ponta das palavras, a linguagem treme de desejo.

O "sujeito" apaixonado quer alimentar o ser amado do seu amor, de si, deles, infinitamente. Barthes escreveu que "ninguém tem vontade de falar de amor, se não for para alguém."

* Agradeço a valiosa colaboração da magrinha.

3 comentários:

  1. Muito obrigada por seu comentário tão gentil lá no meu Cadernos da Bélgica.
    Abraços
    Leila

    ResponderExcluir
  2. muito lindo o que você escreveu. Na ponta das palavras, além de seus dedos, me parece, está o amor, por isso a linguagem se manifesta em tremores. Mas tudo que a linguagem dá forma, ela também desforma. Por isso o amor, como assunto, pode ser grandioso e pode ser chinfrim. Às vezes teorizo sobre o amor, tento colocá-lo em categorias. Às vezes funciona, às vezes não, vai depender muito do que ele, o amor, signifique pra mim naquele momento. Por isso escrevo poesias e teorias. Todas tratam o amor como assunto. Esse assunto que quero derramar, verbalizar todos os dias. Independente do modelo utilizado, sempre vai ser para alguém. Mas, voltando ao eixo do comentário, lindo seu texto, lindo o espaço.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Percebo que o amor, que escorre pelos seus dedos e preenche esta página, é expressão da sua verdade. O que está no plano da escrita tem vida. Movimento.
    O amor está nos detalhes. Em gestos não forjados. Despretensiosos. O beijo inesperado. A flor retirada da beira da calçada. Um carinho no rosto. Segurar a mão. É o olhar que admira o jeito, o sorriso. Que diz "eu te amo". É ouvi-la cantar uma música brega (a mesma) todos os dias e se encantar com isso. É caminhar olhando na mesma direção...
    O amor com você ganha cor.
    Meu beijo.

    ResponderExcluir