16 fevereiro 2007

a persistência de um pensamento

Curiosa. Quero aprender o máximo das coisas. Gosto de saber como as pessoas pensam. É nos livros que procuro as respostas, as perguntas, as perguntas sem respostas. Os mistérios? Não. Não seriam mais mistérios. Tá, eu quero descobrir alguns. Só alguns. Porque o mistério cai bem.
Tem coisa mais misteriosa do que afeto?
Trintaedoisanos pelados. E a cidade fora do meu quarto. E eu dentro da cidade. Eu te falo olhando direto nos olhos mesmo, pegando na mão. "A lua e a estrela. Anel de turquesa", diz o Caetano numa das canções que mais tocam na vitrola dentro de mim. Coração burro é o meu. Mas nem sempre anda tão distraído feito Tales, aquele filósofo que caiu num poço quando contemplava as estrelas.
Não me deixa ser uma dessas pessoas que pegam carona na vida de outra. Beija a minha boca com vontade. Com essa sua fissura danada. Fissura que vai escorrer quando eu te disser segredos de liquidificador. Não há erotismo sem verbo, concordo com Cortázar, meu latino favorito.
Cara no vento. Vento que vem para, talvez, dar expressão ao inexprimível.
Penso em você. O que será que isso quer dizer? Esquecer você e despertar incansavelmente desse esquecimento. Esquecer você. Como?
Levo um romance para ler na cama até o sono chegar. E viro cineasta, como todo mundo, depois que fecho os olhos... Mas eu sou mesmo é das palavras. Minha melhor linguagem é a pele. Esfrego minha linguagem em você. Brincamos de fazer durar o comentário. Te envolvo em minhas palavras. A linguagem goza.
E o céu de um azul celeste celestial...

p.s.: ao som de "trem das cores".

7 comentários:

  1. estou com essa música na cabeça e a culpa é toda tua!!!!
    Adoro vir aqui. Fazia tempo...
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Eu não preciso e nem sempre gosto de ouvir tudo a todo tempo, sejam elogios ou cumprimentos, mas tenho ânsia por ouvir aquilo que quero dito... não sei quem te inspira tamanha poesia ou se apenas trata-se de ficção, mas adoraria escutar essas palavras em letras e sons. E "eu te falo olhando direto nos olhos mesmo, pegando na mão". Há anos te leio e adoro o que você escreve.

    ResponderExcluir
  3. um bocado de mistério dá sempre uma pitada de assédio...lol

    ResponderExcluir
  4. Quisera eu ter o dom de transformar o que me cerca em poesia. Com esse texto, certamente eu teria a resposta que gostaria de ouvir.
    O afeto deixaria de ser mistério, a música que toca no coração seria dançada por nós. Segredos? Não os diríamos, faríamos os nossos,os romances lidos seriam por nós protagonizados.
    E nosso cobertor, todas as noites, seria... uma deliciosa "linguagem".
    Seus textos me "acalmam", me ajudam a viver.

    ResponderExcluir
  5. Tantas idéias, diversas, todas juntas, formando, fazendo parte de uma coisa só. Como sempre, no limiar da perfeição. E assim descubro que Tales, Caetano e Cortázar tem algo em comum: você!
    Menina do anel de Lua e Estrela, linda como sempre...

    ResponderExcluir
  6. Acho que gostamos na verdade de vasculhar as pessoas. Entrar mesmo, descobrir o mais íntimo segredo, seu intraduzível desejo.
    É isso que fazemos aqui quando deliciamos seus escritos.
    mariposa

    ResponderExcluir