17 outubro 2007

isto é, se for

Dizem que existe sempre um ponto de partida que nem sempre é o início. Qual é o meu ponto de partida de agora? Não sei, mas é sempre o coração que me move.
Gosto de ficar conversando até tarde da noite na cama. Até tarde do dia. E fazer amor. Quando penso nela, sinto aquele calor por dentro. Queria tanto ter minha cabeça no colo quente dela e nunca mais sair.
Sempre que eu começo a acreditar que não existem mais borboletas, a vida vem e desmente.
E esse amontoado de palavras dizem e não dizem. Mas eu queria dizer e dizer e dizer até perder o sentido. Até desviar a razão.
Fome maiúscula de amor na vida. Daquilo que chamam amor. Ah, o amor, essa iluminação.
Nesta madrugada, tudo em torno de mim vestiu um ar de quem não te tem, mas te deseja pertinho. Bem aqui.

Vamos, poeta, cantar, luzir no lixo cinza do universo.
nenhum som me importa
afora o som do teu nome que eu adoro.
(trechinhos de A extraordinária aventura vivida por Vladimir Maiakóvski no verão na Datcha e Lílitchka!, meu poema favorito do Maiakóvski)

27 comentários:

  1. Lembra-me um trecho do filme "imagine você e eu", quando o pai da noiva responde à filha, que põe em dúvida as possibilidades do amor... ele diz que se há amor entre duas pessoas, não há impedimento para nada, tudo torna-se fácil. E você diz: "Ah, o amor, essa iluminação". Sim, iluminação, que faz borboletas revirarem o estômago, quando elas pareciam domesticadas; que faz as mãos suarem, a fala se perder; mas que, essencialmente, nos impulsiona a quem amamos, a quem projetamos nosso melhor sentimento. Eu diria: ah, o amor, esse desconhecido! Cuide-se bem. Escreva sempre. Você verbaliza amor. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. suas palavras sempre me iluminam. São Paulo, capital??

    ResponderExcluir
  3. Quando se ama, até o silêncio é colorido. Tudo se torna brilhante. Tudo é tão claro. Tão claro que mal conseguimos ver o que está a nossa volta. A vontade é de grudar. Ficar... Tem-se claro o que há dentro do abraço. Do beijo. E o sentimento é transmitido também assim. O pensamento vibra em notas melodiosas o nome da pessoa amada. Vibra a voz. Tom. Som. Sussurro.

    Pra você desejo flores e beija-flores.

    ResponderExcluir
  4. oi, caju!
    Sou amiga da mônica, lembra?!
    Criei meu blog, se quiser olhar meus trabalhos.
    www.cadernodearte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ...Eu estava procurando por outra pessoa,e acabei "caindo" aqui!
    Voltarei...Pelos olhos e pelas palavras!

    ResponderExcluir
  6. "Ensinamento

    Minha mãe achava estudo
    a coisa mais fina do mundo.
    Não é.
    A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
    Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
    ela falou comigo:
    "Coitado, até essa hora no serviço pesado".
    Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo com água quente.
    Não me falou em amor.
    Essa palavra de luxo.
    Adélia Prado

    ResponderExcluir
  7. Flávia,
    Muito bonito o "ensinamento". Essa mineira descasca as inquietudes da gente... Eu também gosto muito desse:

    Há dentro de mim uma paisagem
    entre meio-dia e duas horas da tarde.
    Aves pernaltas, os bicos mergulhados na água,
    entram e não neste lugar de memória,
    uma lagoa rasa com caniço na margem.
    Habito nele, quando os desejos do corpo,
    a metafísica, exclamam:
    como és bonito!
    Quero escrever-te até encontrar
    onde segregas tanto sentimento.
    Pensas em mim, teu meio-riso secreto
    atravessa mar e montanha,
    me sobressalta em arrepios,
    o amor sobre o natural.
    O corpo é leve como a alma,
    os minerais voam como borboletas.
    Tudo deste lugar
    entre meio-dia e duas horas da tarde.

    (Adélia Prado)

    ResponderExcluir
  8. Com a lua que acabei de ver chegando em casa,uma música que acho linda!Letra e música!

    Estrela do Mar
    Composição: Marino Pinto e Paulo Soledade

    Um pequenino grão de areia
    Que era um pobre sonhador
    Olhando o céu viu uma estrela
    Imaginou coisas de amor
    Passaram anos, muitos anos
    Ela no céu, ele no mar
    Dizem que nunca o pobrezinho
    Pode com ela se encontrar

    Se houve ou se não houve
    Alguma coisa entre eles dois
    Ninguém sabe até hoje explicar
    O que há de verdade, é que depois, muito depois
    Apareceu a estrela do mar.

    Tenha um belo começo de noite...E de lua cheia!

    ResponderExcluir
  9. Não tive a sorte de ter a lua... Só chuva, chuva, chuva. Podia ter caído mais leve, mas foi bem vinda. O clima estava muito seco por aqui.
    O começo da noite foi bacana, estive com meu bichinho (Nina) e matei um pouco da saudade. Só de estar com ela, valeu a noite sem lua.
    Pra você, bons dias! Boas noites!

    ResponderExcluir
  10. Essa música, Estrela do mar, é um hino de amor lindo e que é muito executado nos blocos de 'paus e cordas' do carnaval pernambucano. Vale a pena ouvi-lo! E com tanta poesia nesse blog, ouvindo estrela do mar, quase sinto-me um Manuel Bandeira... vou-me embora pra parságada... 'Vou-me embora pra Pasárgada/ lá sou amigo do rei/ lá tenho a mulher que eu quero/ na cama que escolherei'. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Acordei com essa música em minha cabeça!Saio pela tarde,cantarolando!

    Dindinha
    Ceumar
    Composição: Zeca Baleiro

    Divinha o que primeiro
    Vem amor ou vem dindim
    Dindinha, dê dinheiro
    Carinho e calor pra mim

    Minha casa não tem porta
    Minha horta não tem fruta
    Quem me trata é moura torta
    Lingua morta quem te escuta
    Meu tesouro é uma viola
    Que a felicidade oculta
    Se a vida não dá receita
    Eu não vou pagar a consulta

    Sob o céu azul me deito
    Me deleito, me desnudo
    Coração dentro do peito
    Não foi feito pra ter tudo
    A mentira é uma princesa
    Cuja beleza não gasta
    E a verdade vive presa
    No espelho da madrasta

    Eu nasci remediado
    Criado solto no mundo
    Se viver fosse reisado
    Se eu me chamasse raimundo
    Andorinha no inverno
    beijo terno alma boa
    Escrevi no meu caderno
    não passei a vida à-toa

    ResponderExcluir
  12. Estou aqui,lendo você do passado até o dia em que "caí" por aqui...Bom-dia!

    ResponderExcluir
  13. Lendo...Fala tanto de amor!
    Gosto dessa frase do Millôr!
    "Lição primeira e única:amor não é coisa pra amador"rs

    ResponderExcluir
  14. Pode parecer estranho,e é...rs!
    Mas senti falta das suas palavras por aqui...

    ResponderExcluir
  15. alou, Flávia!
    Leu tudo aqui?? rs
    Eu estive viajando. Voltei.
    Falo muito de amor?

    ResponderExcluir
  16. O Início? Quantas vezes a gente percebe o início, quando se esta próximo do final!.
    È mais ou menos como comer uma fruta saborosa, ou a nossa sobremesa preferida, e no melhor momento, lá se foi o último pedaço.
    O bom seria podermos imaginar que tudo é sempre o início. E vivermos espalhando beleza, como as borboletas. Dando a vida a cor que desejarmos, e no fim um arco íris com as cores que escolhemos.
    O olhar seria sempre o primeiro, que faz o coração tremer, o beijo aquele que acelera, o abraço um aconchego único. O acordar seria sempre o primeiro sorriso.
    Que tal desviar a razão sempre para o início?
    Psiuuuu......Para que razão?
    Ela não me foi boa companheira.
    Pousei aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Bom saber que vc voltou...E estranho!rs Estranho sentir falta de alguém que não conheço!rs Enfim...Estou procurando não entender!Foi tentando entender que quase "enlouqueço"!rs
    Sim,li,acho,quase tudo!rs Vi fotos tb!Lindas...
    Acabei de chegar de um dia...Cansativo!rs Cansada,conversando com o motorista do táxi que até tento acreditar que esse país tem jeito...rs!
    Depois volto...Mas ainda achando muito estranho tudo o que me trouxe até aqui!rs
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Olha,se chegar algo estranho em meu nome,não fui eu!rs
    Acabei de descobrir que meu pc tá infectado por "gente" que não tem o que fazer!rs

    ResponderExcluir
  19. "Onde está você
    Apareça aqui para me ver
    Eu vou gostar demais"rs
    Zezum-cantada pela bela Mariana Aydar
    Bj e bom feriado!

    ResponderExcluir
  20. Curiosidade: como foi que você "caiu" aqui?
    Outro beijo e bom feriado!

    ResponderExcluir
  21. Resolvi,do nada,procurar pelo nome de um ex-equívoco!rs Ela é fotógrafa e fui ver o que encontrava sobre ela pela net!rs
    O Google me deu várias possibilidades e quase nada sobre ela,só que participou de uma exposição em Paris!
    Entre as "zil" possibilidades,"cliquei em vc",caí aqui...E gostei!rs
    Conclusão:um ex-equívoco me trouxe até aqui!rs
    Bj,se cuida!Vou almoçar!

    ResponderExcluir
  22. Lendo um pouco mais de você...Nessa manhã de sábado!
    Bj,se cuida!

    ResponderExcluir
  23. Hoje voltei ao violão depois de séculos sem pegar nele...Estou "inquieta"!Toquei,cantei algumas músicas...A música me acalma!rs
    Minha vez de ter uma curiosidade:Qual seu nome?rs
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Nina+Simone?rs
    Uma música que adoro,então,pro domingo das duas:"My Baby Just Cares for Me" Nina Simone
    A música é minha paixão...Tenho umas notas e clave de sol em meu pulso!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  25. Ah,o pouco que sei,ensino sim!rs
    Quem sabe um dia...rs!

    ResponderExcluir
  26. "O pão de açúcar
    De cada dia.
    Dai-nos,Senhor
    A poesia de cada dia."
    Boa semana pra vc!
    Confesso que acordei meio Garfield!rs Querendo fugir da segunda-feira!rs
    Enfim...Vamos nós!
    Bj

    ResponderExcluir